Ciclotur SP - Boráceia: Primeira Vez num Camping...04/10/2009

Boa noite pessoal.


Após uma semana atribulada, com direito a falecimento da minha avó materna e problemas complicados no trabalho, o estresse atingiu o grau máximo. Então pensei: "Tá na hora de fugir para o meio do mato !!!"

Acabei decidindo o roteiro meio que de última hora, graça a ajuda valiosa do nosso amigo Waldson, que me passou varias dicas de acomodações na sexta à noite por email. Eram umas 9hs da noite quando comecei a preparar a bike e a bagagem para uma pequena viagem de 2 dias. Queria sentir o cheiro do mato, a brisa do mar.

Mas dessa vez algo seria diferente: Resolvi acampar !!! Pela primeira vez em 32 anos !!! Nada de hotel, nada de pousadas... Somente cicloturismo quase "selvagem". Acampei na beira do mar, em Boráceia, litoral norte de SP.

Meu grande receio é que fazia já uns 2 meses que não fazia uma viagem longa. Mas já conhecia o trecho e sabia, que apesar da distância grande, o trecho era tranquilo, sem grandes subidas e com um visual de arrasar. Confiando na previsão do tempo, que prometia sol forte e calor de mais de 32º no sábado, decidi deixar as coisas prontas e sair de casa de madrugada. Tbm programei paradas a cada 1:30hs, para um lanchinho que eu levei e para um café puro, por causa da cafeína. Mandava o lanchinho e uma xicara dupla de café para dentro e logo depois 30grs de maltodextrina.

Cheguei inteiro, sem dores, com bastante disposição. Alimentação é tudo !!! Eu já tinha lido que a cafeína, alinhada a altas doses de acuçar no sangue atrasa a fadiga. E a receita deu certo, nunca pedalei tão forte com a bike tão carregada!!!



Detalhe da preparação da bagagem "minimalista" Tudo para caber o saco de dormir dentro do baú:

Agora tudo arrumado. E não é que coube tudo com folga???

da manhã e o despertador toca... Parece que eu não dormi nada. Tomo um banho rápido e preparo um cafézinho da manhã. A bike já toda pronta e com o detalhe da barraca já presa à bike:

Saio de casa as 5:05hs da manhã. Um frio e uma garoa me esperam, além da escuridão da madrugada. Acho estranho o tempo, para um dia que vai fazer "32º", mas mando bala na pedalada, afim de estar o mais longe possível quando o sol começar a me torrar...


Aqui só uma paradinha para registrar a casa do time de coração, as 6hs da manhã:

O amanhecer na Rod Airton Sena: Tudo nublado e garoa fina...

Aproveitei o tempo fechado e mandei bala no pedal. Consegui impor um ritmo bem forte, mas sem me cansar muito. Parada no primeiro posto, com direito a pão com queijo e café com leite. Conferí e o rítmo estava realmente forte: 18,2km/h !!!!

Daí para frente, pedalei forte até a saida para Mogi, pois o tempo ao invés de abrir, estava cada vez ficando mais fechado e eu comecei a ficar desconfiado da previsão do tempo. Quando parei para tirar essa foto, dois ciclistas que treinavam na rodovia me abordaram e conversamos um pouco. Um deles me disse que a previsão do tempo tinha mudado e que seria de chuva e frio o fim de semana todo...

A serrinha de Mogi denunciava que o clima realmente não iria mudar... Sorte a minha!!!

A neblina mal permite a visão da cidade lá embaixo:

Chegada ao início da Mogi-Bertioga as 11hs da manhã (tempo recorde, média de 17,4km/h. Começou a garoar... Me lembro da última vez que eu passei aqui de bike e estava uns 30º na sombra...

Clássica parada para foto....

Aqui, já no início da tarde. Realmente o tempo não iria abrir mesmo:

Início do trecho de serra... Não dava para enxergar nada !!! Todos as luzes da bike ligadas e piscando !!!

No meio da serra, uma paradinha para ums sessão de fotos e para trocar de camiseta, porque a a garoa já começava a evoluir para chuva:

Notem que o tempo estava muito fechado...Nem me animava para tirar as fotos, porque tava tudo cinza...

Fim do trecho de serra e o tempo continuava nublado. Decidi mandar ver no pedal, para manter a média:

Da primeira vez que passei por aqui, subi em primeira marcha e ainda parei para tomar ar. Neste dia, esta empolgado, e subi em 7º e pedalando de pé... abusadooooo....

Chegada a Boracéia: Notem que o clima não mudou em nada, se comparado com o de SP:

Detalhe do camping em relação à praia: Faz jus ao nome "Pé na Areia" !

Até que a montagem da barraca não demorou tanto como eu pensava: Detalhe da bike presa na maior árvore que eu achei !!!!

Detalhe interno da barraca: Lugar para 4 pessoas normais. Mas só cabe um Luciano !!!!!!!!!!!!!

Ao anoitecer, o DOG do camping se alojou ao meu lado... e não saiu mais !!!

Mas a noite, veio a minha prova de fogo: Chovei a noite inteira, com direito a ventania e ressaca do mar...Imaginem o meu pânico de nunca ter acampado, com o camping às escuras devido a falta de luz, com a barraca se movendo a todo instante por causa dos ventos e ouvindo o mar quebrando a poucos metros da minha barraca....ahhhh lembrei que tinha deixado todas as roupas de pedalar secando em cima da barraca e elas voaram pelo camping todo...
Tive que improvisar um varal... Que noite !!!!!!!!!!

Mas o melhor de tudo: E acordar, de alma lavada, escovar os dentes e tomar um cafezinho quentinho onde??? Na praia !!!


Dados:

Hora saida: 5:05hs
Chegada: 15:03hs
Total pedalado: 140km
Média Pedalada: 17,5km/h
Total tempo Pedalado: 7:58hs
Baixas: Nenhuma

Um comentário:

  1. Boa noite!
    Gostaria de saber onde comprou este baú, é para moto ou próprio de bicicleta? Quais as dimensões? Qual bagageiro utilizar?
    Poderia responder em meu email: rodrigo.tavares@live.com

    Muito obrigado e parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir