O Sonho Renasceu...Estou de volta aos pedais: 16/04/2009

Olá pessoal,

Me desculpem tomar o espaço do fórum para mais um tópico sobre montagem de bikes, mas tive que escrever esse, pois para mim, tem um gosto especial. Gosto de renascimento.

Como vcs já sabiam ou suspeitavam, eu não consigo ficar sem andar de bike. Duas semanas sem pedalar e os sinais começaram à aparecer: Flácidez muscular, falta de disposição, noites de sono mau ruins, irritabilidade em alta e péssimo humor (que me perdoe a minha esposa...) Depois que comecei a ir trabalhar de bike, tarefas como sair para pegar metro ou ficar horas dentro do carro se tornam ainda mais torturantes. Só de pensar que poderia estar na rua, pedalando me faz ficar mais triste ainda. Não dá, tenho que voltar a pedalar e logo!! E como um colega nosso sabiamente disse: "Não é a bike que faz o ciclista!" saí a procura de uma substituta para a minha companheira roubada. Obviamente que não posso montar uma bike à altura do outra que se foi, pelo menos agora.

Então acabei optando por uma saída econômica: Resolvi dar uns "ups" na antiga vermelhinha. Como sou sou bem exigente, resolvi dar uns toques pessoais na montagem dessa bike, tentando gastar o mínimo possível, pelo menos agora. O quadro é um Aerotech Bullit, 23". O garfo é um Alfameq com a espiga de cromo. O resto das peças já estava na bike ou estavam parados na minha garagem. Poucas foram as peças que tive que comprar, o gasto ficou em torno de R$500,00. o que ficou mais caro foi a parte de iluminação noturna e um canote novo que comprei mais prezando pela estética, pois o outro já estava bem riscado e era de uma marca meia-boca.

A primeira coisa que eu sempre quis fazer era colocar conduítes inteiros na bike. Isso aumentaria o intervalo entre as manutenções e limpeza dos cabos e conduítes. Acredito que tbm aumentaria a durabilidade dos cabos e a precisão dos engates das marchas e acionamento dos freios, já que o cabo será totalmente conduzido dentro do conduíte. Mas como a maioria dos quadros disponíveis no mercado tem os passadores de cabo feitos para a instalação convencional dos cabos, tive que botar a mão na massa:

- Alargamento dos passadores

Lixamento para retirar rebarbas:

Acabamento pronto para receber a nova pintura:

Após feito isso, desmontei por completo a bike e dei uma bela lavada em tudo. Uma dica é lavar todas as peças que possuem graxa com querosene e lavar tudo depois com detergente e secar bem. Depois é só lubrificar tudo muito bem com graxa com teflon.

Mandei a bike para a pintura. Escolhi a cor mais discreta e sem graça que conheço: Preto Fosco. Escolhi pintar com pintura eletrostática pela durabilidade. Inclusive mandei pintar o guidão, mesa, garfo e o pedivela.

Por falar em pedivela: Sempre gostei de usar Bashguard. Primeiro para evitar aquelas batidas na canela com os afiados dentes da coroa. Outra que evita que a corrente pule para fora em trepidações mais forte e tbm protege a coroa na hora de botar a bike no busão. Mas o tal protetor está muito caro então pedi para um amigo fazer um para mim, de alumínio. Só tive que dar um acabamento e mandar pintar tbm


Depois disso e com tudo pintado, só foi começar a montagem. Mantive a brilhante idéia de fixação de bagageiro do nosso amigo Alcaide, apesar da bike ter furação disponível para ele. Mas pela praticidade e pela robustez repetí a dose:

Para não usar a mesma abraçadeira, imitei a mesma coisa que fiz na outra bike. Adaptei uma abraçadeira somente para o bagageiro.

Detalhe dos conduites inteiros. Proteção total contra o suor...Regulagem dos cambios muito mais fácil e precisa.

Manoplas anatômicas. Diferencial para rodar várias horas. Atenção para a manopla do barend:

Pedivela e Bashguard caseiro pintados e montados:


- A BIKE -

A bike ficou com exatos 12kg, com todos os opcionais (bagageiro, luzes). Leve e ágil, com uma postura mais agressiva, devido ao garfo rígido e a mesa baixa, porém não desconfortável, porque o Top Tube Efetivo (distância entre o selim e o guidão) é enorme nesse quadro, deixando a coluna esticada. Como o quadro possui 23" de Seat Tube, o tamanho do canote pode ser o normal, reduzindo a torção na parte traseira do quadro.

Por ser Full-Rigid, com pneus slick 1.5 com 80PSI a bike é bem dura, terei que ter mais atenção em buracos e subidas/descidas de guias. E acho que terei que "recalibrar" meu estilo de pilotagem nas curvas, devido a falta de suspensão dianteira e pneus grossos, pois a frente da bike ficou muito leve. Por outro lado, a bike ficou boa de subidas, pois a bike tem um entre-eixos maior, deixando ela mais estável e mesmo pedalando na coroinha, a bike não empina. Nem preciso dizer que a bike ficou um canhão no plano.

Foto da "pretona"

Detalhe do "Conjunto Óptico Traseiro".... 3 Piscas parafusados na bike. Quero ver roubar!!

Uma vista frontal. Guidão de trial com 720mm. Somente para gigantes.

E tbm tem a bomba, que não coube dentro da mochila: Achei um lugar especial para colocar o suporte. Prendi com zip-tie nos buraquinhos do suporte do baú:



Segue o setlist:
- Quadro Aerotech Bullit
- Garfo Alfameq
- Cambio Traseiro Shimano Sora
- Cambio Dianteiro Shimano 105
- Pedivela Acera 32/22/BG
- Cassete Alívio 8V
- Corrente Sram
- Trocadores Acera 8V
- Guidão Brisa Trial
- Mesa Zoom 90mm/5º
- Canote Truvativ
- Cubos Shimano Alívio Paralax
- Aros Dianteiro Escape/Traseiro Deeper (Adesivo do Escape, eu só tinha esse adesivo...)
- Bagageiro/Barend Tranz-x
- Conduítes Jagwire/Cabos Sram Teflonado
- Pedais Wellgo Clip
- Pneus Maxxis Detonator 1.5
- Freios Alívio/Sapatas KoolStop Vermelha

Fotos dela em ação em breve. Pretendo levar ela para dar um rolezão no feriado. Prometo mais impressões dela!!!

Abraços à todos e mais uma vez obrigado à todos que me derem forças a nunca deixar o cicloturismo.

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