E já começaram os UPs da 29" - Rodas All Mountain

Buenas Pessoal !!!

Já faz algum tempo que eu não escrevo coisas novas no meu blog. Na verdade passei o ano inteiro de 2011 sem nenhuma atualização. Isso significa que o ano inteiro de 2011 eu realmente não pedalei nada mesmo.

Mas em 2012 a coisa começou de uma forma diferente. De volta à minha cidade natal Jundiaí, morando literalmente no pé da serra do Japi (Meu condomínio chama-se Morada da Serra !!!) e cercado de belíssimas trilhas. Eu particularmente estava um pouco enferrujado para andar em trilhas, porque eu acabei me especializando única e exclusivamente em cicloturismo. Porém, após conhecer o pessoal do Pedala Eloy (http://www.facebook.com/#!/groups/pedalaeloy/) voltei a pegar algumas trilhas noturnas. E tomei gosto pela coisa novamente.

Primeiramente me desfiz da minha bike de cicloturismo, a famosa DB Response. Na verdade a bike era maravilhosa, mas ela foi totalmente projetada para pegar estrada, e mesmo que eu fizesse várias alterações na bike, nunca ela ficaria uma bike boa para pegar trilhas. Até tentei pegar uma trilha com ela, mas o garfo rígido, a posição mais ereta de pedalar e o guidão h-bar não rendeu uma combinação muito boa no off-road.

Mas dessa vez eu tentei ser mais "consciente" na montagem de uma nova bike. Primeiro tratei de vender absolutamente tudo o que sobraria da bike e separei o que seria aproveitado, que no caso seria a relação, o pedivela e os freios. Apesar de estar usando um freio à disco mecânico, achei por bem mante-lo, já que se trata dos lendários Avid BB7, montados com os manetes SD7. Na verdade esses freios são tão potentes e tão famosos, que possuem um preço maior do os freios de entrada dos hidra, assim como os Elixir 1 e 3.

E assim começou a saga: Manda quadro DB e canote para o RJ... Manda guidão h-bar para o Ceará... Manda garfo para o interior de SP...Separa pneus para o pessoal vir retirar em mãos...Vai ao correio, responde email... E aí, finalmente consegui mandar tudo, embora sempre fique sobrando aquela peça que não tem muito valor agregado.

Bom, beleza, vendi tudo (ou quase) e agora, o que vou comprar para voltar a pedalar nas trilhas? Uma full nesse momento seria bobagem, já que seria um pedal mais voltado para o cross country. Mas tambem montar uma bike de XC para o meu biotipo seria complicado, porque além de alto, sou pesado. Aí começaram minhas trocas de email com o Adil Filoso (http://www.29er.com.br/) e com o Guiné (www.pedal.com.br). Esses dois caras são aficionados pelas aro 29" e sempre me aconselharam em pegar uma bike de rodas "grandes", já que o meu biotipo pede uma bike maior e mais alta. Foi aí que a idéia nasceu!!!

Após ficar fuçando na net por semanas, consegui arrematar uma Specialized Hardrock Sport Disc 29", completa...A danada chegou em meados de Fevereiro/2012.

Minha Primeira bike comprada montada... Que orgulho de ser um proprietário de uma SPZ !!!

Mas aí, apesar de ter pego uma bela oferta na bike montada, começei a prestar atenção nos componentes da bike, e percebí que, apesar de serem componentes de qualidade, estariam aquém daquilo que eu exijo para uma bike bacana.

Dái começei a reunir as peças que tinham sobrado da DB Response, tais como relação, pedivela, e freios. Outra coisa que logo fiz foi escolher uma suspensão mais apropriada para o meu estilo de pedalar, deixando a frente um pouco mais alta, substituindo a simples RS Suntour que veio na bike. A escolha recaiu sobre a RST M29 (Mola/Óleo).

Com essas peças já montadas, e a suspa já no lugar, a foto da primeira montagem.

Notem que na foto os pneus tbm já foram substituidos, pelos Racing Ralph 2.4. Na verdade eu precisei comprar apenas 1 pneu, já que eu já tinha o outro, quando eu usei na montagem da DB, versão 69er.

Mas aí eu precisei comprar algumas outras peças e optei por comprar esses itens no exterior. Uma espera agonizante por um cassete de 36/12, que demorou 45 dias para chegar e quando chegou ainda veio em dobro. Mais quase 20 dias de espera pelo canote Thomson e os pedais Shimano. Aos poucos as coisas foram chegando e finalmente a bike foi montada.

Após algumas trilhas, a bike se mostrou surpreendente, ágil e robusta, com trocas precisas e suaves. Mas já, no terceiro pedal, algo começou a me incomodar: O cubo traseiro já apresentada leve folga e os aros levemente desalinhados. Sinal claro de que as rodas, destinadas ao XC recreativo não aguentariam meu estilo de pedal, que pode ser fácilmente imaginado nessas fotos aqui:

Bom, chegou a hora dos primeiros UPs depois da montagem. Começei a pesquisar na net sobre rodas All Mountain para aros 29", mas nada de achar alguma coisa mais robusta para a minha Specialized. Uma outra coisa que eu começei a procurar foram cubos rolamentados, para que eu pudesse rodar mais tempo sem manutenção nos cubos, já que a região onde pedalo é muito úmida, e tinha certeza que um cubo de esferas abriria o bico, cedo ou tarde.

As soluções eram ou optar pelas Vzan Extreme 29" de 28 raios ou montar alguma coisa em separado. Dei uma ligada para a Bikerspoint e como sempre, foi bem atendido pelo Adriano. E ele me salvou, pois me disse que a loja estava trabalhando com aros 29" de All Mountain. Na hora pedi para que ele separasse um par para mim e e tambem se ele tinha algum cubo de rolamento. A opção foi os Quando Disk Rolamentados, que para mim foram perfeitos, porque já usei muito esses cubos na versão de esferas e foi muito bom.

Ao buscar a roda, a grata surpresa: Os aros eram Brancos !!!! Na correria, nem perguntei sobre a cor dos aros, a como a minha bike possui detalhes brancos, achei perfeito. Outra coisa importante é que, apesar da robustez dos aros e cubos, a roda ficou mais leve do que as originais da Specialized...

Detalhe dos cubos Rolamentados Quando Disc

Aro com 27mm de Largura, contra as 19mm dos aros Originais Alex Rims


As rodas já montadas e prontas para ir para a bike....

E finalmente a bike pronta, com as rodas novas, e prontinha para mais trilhas...

E agora, vamos lá, BACK ON TRAILS !!!!!!!!!



Um comentário:

  1. Fala Luciano!

    Cara, não sabia que vc estava em Jundiaí... Temos que marcar um pedal "no meio do caminho" pra nos encontrarmos e batermos um papo, que tal? A região do Limoeiro fica perto para nós 2 e dali tem várias trilhas para o lado de Itu, Salto, Indaiatuba ou Itupeva, que podemos conhecer.

    Me manda email, o endereço continua o mesmo (alessandro_sp(arroba)hotmail(ponto)com

    Abraço!

    Alê

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