Tá faltando espaço na magrela??? Improvise!!!

Depois do meu primeiro passeio carregando toda a tralha de camping, senti que faltou um pouco de espaço para bagagem na bike. Alguns colegas me indicaram comprar um alforge, que com certeza aumentaria o espaço disponível para a bagagem, mas não consigo dispensar o meu baú, que além de ser impermeável, mantem tudo lá dentro sem amassar. E tem outro problema dos alforges: Eu calço 47/48 e fica praticamente impossível pedalar, sem raspar o pé no alforge, por mais que o bentito seja bem acabado.

Mas e aí, onde colocar toda a tralha?? Roupas, documentos e pequenos lanches eu carrego no Baú. A barraca eu consegui instalar em cima da tampa do baú, junto com as ferramentas que ficam tbm presas ao bagageiro. Mas e saco de dormir?? E o colchonete inflável? Da última vez eu levei o saco de dormir dentro do baú...Deu tudo certinho, mas eu só levei roupa para dois dias... E se precisasse levar roupas para uma semana, como pretendo fazer na minha viagem de fim de ano???

Botei a criatividade para funcionar. Tinha aqui em casa o bagageiro Trans-x que eu usava antes de comprar o Topeak. Saí mais cedo do trabalho, passei numa loja de ferragens, comprei 4 abraçadeiras e alguns parafusos.... Eis o resultado!!!

Detalhe da abraçadeira de metal, com revestimento de borracha...

Criei uma curva no encaixe original do bagageiro para fixa-lo na vertical. E tbm forrei de borracha de mangueira por baixo da abraçadeira, para ficar tudo bem firme:

Foto do meu "Front Rack" adaptado:

Visão geral da adaptação. Até que não ficou tão esquisito como imaginei...

Com essa adaptação espero carregar pelo menos o saco de dormir e o colchonete inflável, coisas relativamente leves, mas que possuem um volume muito grande, para serem carregadas em cima ou dentro do baú. Penso em levar alí no máxímo 6kgs, para não atrapalhar muito a dirigibilidade, mas pelo menos vou dar uma bela distribuida nos volumes em cima da bike. Tudo preso com as famoosas "aranhas" de moto:


Pode ser uma bela saida para nós, já que não acho de jeito algum bagageiros dianteiros para vender no Brasil.

O Sonho Renasceu...Estou de volta aos pedais: 16/04/2009

Olá pessoal,

Me desculpem tomar o espaço do fórum para mais um tópico sobre montagem de bikes, mas tive que escrever esse, pois para mim, tem um gosto especial. Gosto de renascimento.

Como vcs já sabiam ou suspeitavam, eu não consigo ficar sem andar de bike. Duas semanas sem pedalar e os sinais começaram à aparecer: Flácidez muscular, falta de disposição, noites de sono mau ruins, irritabilidade em alta e péssimo humor (que me perdoe a minha esposa...) Depois que comecei a ir trabalhar de bike, tarefas como sair para pegar metro ou ficar horas dentro do carro se tornam ainda mais torturantes. Só de pensar que poderia estar na rua, pedalando me faz ficar mais triste ainda. Não dá, tenho que voltar a pedalar e logo!! E como um colega nosso sabiamente disse: "Não é a bike que faz o ciclista!" saí a procura de uma substituta para a minha companheira roubada. Obviamente que não posso montar uma bike à altura do outra que se foi, pelo menos agora.

Então acabei optando por uma saída econômica: Resolvi dar uns "ups" na antiga vermelhinha. Como sou sou bem exigente, resolvi dar uns toques pessoais na montagem dessa bike, tentando gastar o mínimo possível, pelo menos agora. O quadro é um Aerotech Bullit, 23". O garfo é um Alfameq com a espiga de cromo. O resto das peças já estava na bike ou estavam parados na minha garagem. Poucas foram as peças que tive que comprar, o gasto ficou em torno de R$500,00. o que ficou mais caro foi a parte de iluminação noturna e um canote novo que comprei mais prezando pela estética, pois o outro já estava bem riscado e era de uma marca meia-boca.

A primeira coisa que eu sempre quis fazer era colocar conduítes inteiros na bike. Isso aumentaria o intervalo entre as manutenções e limpeza dos cabos e conduítes. Acredito que tbm aumentaria a durabilidade dos cabos e a precisão dos engates das marchas e acionamento dos freios, já que o cabo será totalmente conduzido dentro do conduíte. Mas como a maioria dos quadros disponíveis no mercado tem os passadores de cabo feitos para a instalação convencional dos cabos, tive que botar a mão na massa:

- Alargamento dos passadores

Lixamento para retirar rebarbas:

Acabamento pronto para receber a nova pintura:

Após feito isso, desmontei por completo a bike e dei uma bela lavada em tudo. Uma dica é lavar todas as peças que possuem graxa com querosene e lavar tudo depois com detergente e secar bem. Depois é só lubrificar tudo muito bem com graxa com teflon.

Mandei a bike para a pintura. Escolhi a cor mais discreta e sem graça que conheço: Preto Fosco. Escolhi pintar com pintura eletrostática pela durabilidade. Inclusive mandei pintar o guidão, mesa, garfo e o pedivela.

Por falar em pedivela: Sempre gostei de usar Bashguard. Primeiro para evitar aquelas batidas na canela com os afiados dentes da coroa. Outra que evita que a corrente pule para fora em trepidações mais forte e tbm protege a coroa na hora de botar a bike no busão. Mas o tal protetor está muito caro então pedi para um amigo fazer um para mim, de alumínio. Só tive que dar um acabamento e mandar pintar tbm


Depois disso e com tudo pintado, só foi começar a montagem. Mantive a brilhante idéia de fixação de bagageiro do nosso amigo Alcaide, apesar da bike ter furação disponível para ele. Mas pela praticidade e pela robustez repetí a dose:

Para não usar a mesma abraçadeira, imitei a mesma coisa que fiz na outra bike. Adaptei uma abraçadeira somente para o bagageiro.

Detalhe dos conduites inteiros. Proteção total contra o suor...Regulagem dos cambios muito mais fácil e precisa.

Manoplas anatômicas. Diferencial para rodar várias horas. Atenção para a manopla do barend:

Pedivela e Bashguard caseiro pintados e montados:


- A BIKE -

A bike ficou com exatos 12kg, com todos os opcionais (bagageiro, luzes). Leve e ágil, com uma postura mais agressiva, devido ao garfo rígido e a mesa baixa, porém não desconfortável, porque o Top Tube Efetivo (distância entre o selim e o guidão) é enorme nesse quadro, deixando a coluna esticada. Como o quadro possui 23" de Seat Tube, o tamanho do canote pode ser o normal, reduzindo a torção na parte traseira do quadro.

Por ser Full-Rigid, com pneus slick 1.5 com 80PSI a bike é bem dura, terei que ter mais atenção em buracos e subidas/descidas de guias. E acho que terei que "recalibrar" meu estilo de pilotagem nas curvas, devido a falta de suspensão dianteira e pneus grossos, pois a frente da bike ficou muito leve. Por outro lado, a bike ficou boa de subidas, pois a bike tem um entre-eixos maior, deixando ela mais estável e mesmo pedalando na coroinha, a bike não empina. Nem preciso dizer que a bike ficou um canhão no plano.

Foto da "pretona"

Detalhe do "Conjunto Óptico Traseiro".... 3 Piscas parafusados na bike. Quero ver roubar!!

Uma vista frontal. Guidão de trial com 720mm. Somente para gigantes.

E tbm tem a bomba, que não coube dentro da mochila: Achei um lugar especial para colocar o suporte. Prendi com zip-tie nos buraquinhos do suporte do baú:



Segue o setlist:
- Quadro Aerotech Bullit
- Garfo Alfameq
- Cambio Traseiro Shimano Sora
- Cambio Dianteiro Shimano 105
- Pedivela Acera 32/22/BG
- Cassete Alívio 8V
- Corrente Sram
- Trocadores Acera 8V
- Guidão Brisa Trial
- Mesa Zoom 90mm/5º
- Canote Truvativ
- Cubos Shimano Alívio Paralax
- Aros Dianteiro Escape/Traseiro Deeper (Adesivo do Escape, eu só tinha esse adesivo...)
- Bagageiro/Barend Tranz-x
- Conduítes Jagwire/Cabos Sram Teflonado
- Pedais Wellgo Clip
- Pneus Maxxis Detonator 1.5
- Freios Alívio/Sapatas KoolStop Vermelha

Fotos dela em ação em breve. Pretendo levar ela para dar um rolezão no feriado. Prometo mais impressões dela!!!

Abraços à todos e mais uma vez obrigado à todos que me derem forças a nunca deixar o cicloturismo.

Ciclotur SP - Boráceia: Primeira Vez num Camping...04/10/2009

Boa noite pessoal.


Após uma semana atribulada, com direito a falecimento da minha avó materna e problemas complicados no trabalho, o estresse atingiu o grau máximo. Então pensei: "Tá na hora de fugir para o meio do mato !!!"

Acabei decidindo o roteiro meio que de última hora, graça a ajuda valiosa do nosso amigo Waldson, que me passou varias dicas de acomodações na sexta à noite por email. Eram umas 9hs da noite quando comecei a preparar a bike e a bagagem para uma pequena viagem de 2 dias. Queria sentir o cheiro do mato, a brisa do mar.

Mas dessa vez algo seria diferente: Resolvi acampar !!! Pela primeira vez em 32 anos !!! Nada de hotel, nada de pousadas... Somente cicloturismo quase "selvagem". Acampei na beira do mar, em Boráceia, litoral norte de SP.

Meu grande receio é que fazia já uns 2 meses que não fazia uma viagem longa. Mas já conhecia o trecho e sabia, que apesar da distância grande, o trecho era tranquilo, sem grandes subidas e com um visual de arrasar. Confiando na previsão do tempo, que prometia sol forte e calor de mais de 32º no sábado, decidi deixar as coisas prontas e sair de casa de madrugada. Tbm programei paradas a cada 1:30hs, para um lanchinho que eu levei e para um café puro, por causa da cafeína. Mandava o lanchinho e uma xicara dupla de café para dentro e logo depois 30grs de maltodextrina.

Cheguei inteiro, sem dores, com bastante disposição. Alimentação é tudo !!! Eu já tinha lido que a cafeína, alinhada a altas doses de acuçar no sangue atrasa a fadiga. E a receita deu certo, nunca pedalei tão forte com a bike tão carregada!!!



Detalhe da preparação da bagagem "minimalista" Tudo para caber o saco de dormir dentro do baú:

Agora tudo arrumado. E não é que coube tudo com folga???

da manhã e o despertador toca... Parece que eu não dormi nada. Tomo um banho rápido e preparo um cafézinho da manhã. A bike já toda pronta e com o detalhe da barraca já presa à bike:

Saio de casa as 5:05hs da manhã. Um frio e uma garoa me esperam, além da escuridão da madrugada. Acho estranho o tempo, para um dia que vai fazer "32º", mas mando bala na pedalada, afim de estar o mais longe possível quando o sol começar a me torrar...


Aqui só uma paradinha para registrar a casa do time de coração, as 6hs da manhã:

O amanhecer na Rod Airton Sena: Tudo nublado e garoa fina...

Aproveitei o tempo fechado e mandei bala no pedal. Consegui impor um ritmo bem forte, mas sem me cansar muito. Parada no primeiro posto, com direito a pão com queijo e café com leite. Conferí e o rítmo estava realmente forte: 18,2km/h !!!!

Daí para frente, pedalei forte até a saida para Mogi, pois o tempo ao invés de abrir, estava cada vez ficando mais fechado e eu comecei a ficar desconfiado da previsão do tempo. Quando parei para tirar essa foto, dois ciclistas que treinavam na rodovia me abordaram e conversamos um pouco. Um deles me disse que a previsão do tempo tinha mudado e que seria de chuva e frio o fim de semana todo...

A serrinha de Mogi denunciava que o clima realmente não iria mudar... Sorte a minha!!!

A neblina mal permite a visão da cidade lá embaixo:

Chegada ao início da Mogi-Bertioga as 11hs da manhã (tempo recorde, média de 17,4km/h. Começou a garoar... Me lembro da última vez que eu passei aqui de bike e estava uns 30º na sombra...

Clássica parada para foto....

Aqui, já no início da tarde. Realmente o tempo não iria abrir mesmo:

Início do trecho de serra... Não dava para enxergar nada !!! Todos as luzes da bike ligadas e piscando !!!

No meio da serra, uma paradinha para ums sessão de fotos e para trocar de camiseta, porque a a garoa já começava a evoluir para chuva:

Notem que o tempo estava muito fechado...Nem me animava para tirar as fotos, porque tava tudo cinza...

Fim do trecho de serra e o tempo continuava nublado. Decidi mandar ver no pedal, para manter a média:

Da primeira vez que passei por aqui, subi em primeira marcha e ainda parei para tomar ar. Neste dia, esta empolgado, e subi em 7º e pedalando de pé... abusadooooo....

Chegada a Boracéia: Notem que o clima não mudou em nada, se comparado com o de SP:

Detalhe do camping em relação à praia: Faz jus ao nome "Pé na Areia" !

Até que a montagem da barraca não demorou tanto como eu pensava: Detalhe da bike presa na maior árvore que eu achei !!!!

Detalhe interno da barraca: Lugar para 4 pessoas normais. Mas só cabe um Luciano !!!!!!!!!!!!!

Ao anoitecer, o DOG do camping se alojou ao meu lado... e não saiu mais !!!

Mas a noite, veio a minha prova de fogo: Chovei a noite inteira, com direito a ventania e ressaca do mar...Imaginem o meu pânico de nunca ter acampado, com o camping às escuras devido a falta de luz, com a barraca se movendo a todo instante por causa dos ventos e ouvindo o mar quebrando a poucos metros da minha barraca....ahhhh lembrei que tinha deixado todas as roupas de pedalar secando em cima da barraca e elas voaram pelo camping todo...
Tive que improvisar um varal... Que noite !!!!!!!!!!

Mas o melhor de tudo: E acordar, de alma lavada, escovar os dentes e tomar um cafezinho quentinho onde??? Na praia !!!


Dados:

Hora saida: 5:05hs
Chegada: 15:03hs
Total pedalado: 140km
Média Pedalada: 17,5km/h
Total tempo Pedalado: 7:58hs
Baixas: Nenhuma

Chega de Gambiarra no Bagageiro !!!

Chega de abraçadeiras adaptadas com borracha de mangueira de jardim, chega de inventar suporte na blocagem do selim, chega de ficar tentando instalar o bagageiro mais para baixo, sem raspar no disco traseiro, chega de bagagem alta, alterando o centro de gravidade...


Criei coragem e investi num bagageiro próprio para a minha bike. Trata-se de um Topeak Explorer Disc


O meu quadro Diamond Back tem a tubulação mais larga do que os meus outros quadros em que eu usei bagageiro (Comet/Tora Bora/Bullet), então não consegui uma fixação decente do bagageiro, usando as abraçadeiras. Inclusive esse quadro tbm conta com a furação superior do bagageiro, coisa que os outros 3 não tinham. Tentei até comprar outros modelos, mas não tive muito sucesso. Mesmo porque não estava afim de ter dor de cabeça com bagageiro prestes a sair para uma cicloviagem que eu vou ter mais peso do nunca na bagagem. Só de tentar usar as abraçadeiras nesse quadro, a pintura já ficou danificada.

O bagageiro tem uns trilhos que se encaixam perfeitamente nos alforges e bolsas da mesma marca. Apesar de não serem tão caros quanto os da marca Deuter, que apresenta o mesmo nível de qualidade, resolvi manter o meu bom e velho bauleto.

O bagageiro aguenta até 30kg. A cor é exatamente igual ao da minha bike, e quando instalei, até parecia "original" de fábrica. Pelas minhas contas será o suficiente para levar mudas de roupa, lanches, barraca e saco de dormir.

Segue as fotos do "upgrade"

Ahhh, lembrando tbm na segurança, veio o "up" do canote tbm...

Detalhe da fixação superior:

Fixação inferior no quadro:

Detalhe da largura do bagageiro, suficiente para acomodar a pinça do freio:

Notem como o bagageiro fixa próximo ao pneu: Centro de gravidade mais baixo:

Detalhe do bagageiro com o bau montado, junto com o suporte da bomba de ar:


Quem se interessar, ele é vendido nesse site: